Páginas

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Parto Domiciliar Assistido 1ª parte

http://www.partonobrasil.com.br/2011/01/cora-e-o-ninho-do-amor.html
Tinha prometido um post sobre parto domiciliar e aqui estou eu cumprindo a promessa, mas como o assunto é muito extenso vou dividi-lo em alguns posts, este primeiro será com algumas considerações.
Antes de tudo, não sou nenhuma especialista no assunto, ainda tenho muito o que ler e aprender sobre parto domiciliar, por isso se você se interessar por um parto domiciliar assistido pesquise, pesquise muito e escolha uma boa equipe, você deve se sentir confortável e segura com a equipe que escolheu.
Há uma infinidade de sites que falam sobre assunto, alguns links (há muitos outros sites):
http://www.renataolah.com.br - Doula em Campinas
http://www.equipehanami.com.br/ - Parto Domiciliar Planejado
Um parto domiciliar exige planejamento, inclusive financeiro, organização, muita força de vontade e uma gestação de baixo risco.
Gestantes com qualquer tipo de doença devem conversar com seus médicos sobre a possibilidade ou não de ter um parto domiciliar.
O parto domiciliar pode ser acompanhado por um médico obstetra ou por uma enfermeira obstetra, cada equipe trabalha de um jeito, vou relatar como trabalham os profissionais que tive contato:
-Médico Obstetra: A médica obstetra que fui e realizava parto domiciliar só trabalha com a seguinte equipe: ela, pelo menos uma doula e um neonatologista (médico especializado em recém-nascidos), ela só trabalha com determinados profissionais.
Valor: R$ 5400 (valor para a cidade de Campinas, só o parto)
- EO - Enfermeira Obstetra/ Parteira: Quem assiste aos partos nas casas de parto geralmente são as EO's, são profissionais da saúde com curso superior na área obstétrica. As parteiras que conheci só fazem o parto em duas, você tem que contratar as duas parteiras, elas não exigem doula e ou neonatologista. No final da gestação você deve se consultar com elas a cada uma semana, valor cobrado à parte.
Valor: R$ 3800 (valor para a cidade de Campinas, só o parto)
ATENÇÃO - Essas são as condições estabelecidas pelos profissionais que contatei !!!
E para encerrar esta primeira parte sobre Parto Domiciliar uma listinha com alguns esclarecimentos retirada do site do GAMA por ANA CRIS DUARTE, o texto não pode ser reproduzido integralmente e recomendo muito que leiam o texto completo.
Para ler o texto completo, clique no link: http://www.maternidadeativa.com.br/artigo9.html
Vejo muita gente dando palpite sobre parto domiciliar, especialmente profissionais de saúde, onde demonstram claramente que não fazem a menor ideia do que estão falando. Ouviram um pássaro cantar e já vão falando que é o Galo da Serra, sem nunca terem nem ouvido esse canto, muito menos visto a espécie. Achei por bem enumerar alguns fatos sobre oparto domiciliar planejado (PDP) que podem derrubar alguns mitos.
1) Qual gestante pode ter um PDP?Gestantes saudáveis, com pré natal sem intercorrências, com um bebê único, posicionado, com mais de 37 semanas, com trabalho de parto espontâneo (não induzido)
2) Até onde vai o PDP? Ou até quando a gestante não pode mais mudar de ideia?Vai até onde estiver seguro e sem intercorrência ou sem suspeita de possível intercorrência. Batimentos cardíacos fetais normais, mãe em boas condições. A qualquer sinal de possível intercorrência, a opção de retaguarda será acionada e o parto passa a ser hospitalar. A gestante pode mudar de ideia a qualquer momento e ir para o hospital para analgesia ou o que mais quiser.
3) Como se sabe que está tudo bem?Através dos controles periódicos dos batimentos cardíacos do bebê e dos sinais vitais maternos, o que ocorre durante todo o trabalho de parto.

Bjuss

26 comentários:

  1. Má, nesse parto marido quer no hospital...não abre mão, mas já vou me preparando pro próximo ser em casa...vou trabalhando a cabeça dele também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido tbm não aceitava de jeito nenhum parto domiciliar, mas depois de muita conversa, palestras e vídeos, finalmente ele entendeu que é o melhor parto para nós =)
      Bjuss p/vcs!

      Excluir
  2. Ah, Má, que legal essa sua ideia de vários posts sobre o assunto. Ainda existe muito mito mesmo, e é preciso esclarecê-los. Informação é tudo, ainda mais quando queremos algo fora da caixinha, né?!
    Adorei, adorei!!

    E muito lindo também você estar planejando isso. Acho que quero domiciliar no segundinho, tão lindo! ^^ Super apoio mesmo!

    Vai ser lindo!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Mari =).
      Realmente informação é tudo!!!
      Tbm adorei seu post sobre nome!
      Bjuss

      Excluir
  3. Acho uma ideia bem legal, mas realmente tem que ser amadurecida, eu por exemplo ñ tenho estrutura física em casa para um parto, e acho que tudo deve ser levado em consideração!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Suzy, há que se levar tudo em consideração, mas o principal é querer o parto domiciliar e buscar o maior número possível de informações.
      Bjuss

      Excluir
  4. Boa, Má! Informação é a chave! Tanto pra você ter o que quer de maneira tranquila e seguro, quanto pra desmistificar todo o blablabla que a gente cansa de ouvir por aí...
    ótima série de posts!! =)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gabi, informação é a chave =)
      Brigadaum!!!
      Bjuss

      Excluir
  5. Muito legal esse post, Má! Acho que para ter um PD é preciso estar muito segura e confortável com sua decisão e nada melhor para isso do que buscar informações confiáveis!

    Acho o máximo a idéia do parto domiciliar, se não me der 5 minutos e resolver ter o Bento em casa, com certeza será uma opção para o segundinho.

    Parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadaum Loroca =)
      Vc já escolheu o parto que vai querer?
      Bjuss p/vc e p/o Bento!

      Excluir
  6. Nossa, sabe o que eu queria muito?
    Ter o acompanhamento de uma doula durante o parto e ter aquele parto que é feito na água...
    Queria muito, mas aqui na minha graaaaaande cidade não tem nada disso... Então me contento em ficar visitando os sites das doulas e vendo as fotos.... haha
    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha cidade tbm não tem casa de parto Thatha =/, acho que toda cidade deveria ter!
      Bjuss

      Excluir
  7. oi linda vou adorar esta serie de post, pq to vendo que muitas meninas estao falando dele ou do humanizado (que eu nao sei se é a mesma coisa) no post de hj já percebi que não serve para mim pois sou hipertensa. Fala mais sobre o procedimento. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana que bom que gostou, a Elisa já respondeu lindamente a pergunta.Valeu Elisa =)!
      Conversa certinho com o médico sobre o fato de ser hipertensa.
      Bjuss

      Excluir
  8. Suzana, vou responder porque acho que a Mah nao vai se inportar.
    Parto humanizado pode ser em casa, casa de parto, no hospital e até uma cesariana. No parto humanizado o mais importante na minha visao é o respeito. Equipe respeitosa (sem comentários jacosos nem falar coisas irrelevantes ao momento), respeito da equipe em relacao às decisoes da parturiente, respeito ao casal (deixar o companheiro acompanhar sempre a parturiente), respeito ao bebe ao nao se fazer procedimentos desnecessários e fazer os necessários - caso bebe esteja bem - só após o importantíssimo primeiro contato mae-bebe-pai, respeito àquela família que tá nascendo (entregar o bebe imediatamente aos pais - mesmo no caso de uma cesariana), promover o aleitamento materno na primeira hora de vida, alojar mae e bebe juntos no pós parto. Num parto normal humanizado ainda entram as questoes de respeito à fisiologia do parto, deixar a mulher completamente livre para se movimentar e escolher a melhor posicao para parir, parturiente livre para comer e beber, nao fazer episiotomia de rotina, respeito a intimidade da mulher (porta-fechada, poucos profissionais, exames de toques somente os necessários e com cuidado).
    Suzana, eu nas minhas buscas atrás de informacao (tô grávida) me apaixonei por nascimento humanizado. Pra mim isso é o mínimo que qualquer mulher-bebe deveria ter. Te informa e vai atrás que com certeza você nao vai se arrepender.
    Ainda tem o pré-natal com profissionais humanizados, que o povo só elogia tanta atencao (1h de consulta!) e cuidado e eu estou louca pra experimentar (ainda estou escolhendo com quem).
    Bos sorte!

    Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa brigadaum pela resposta =)!
      Seu comentário ficou melhor que meu post!
      Concordo com tudo o que você disse!
      E o pré-natal humanizado além de ser super especial, nós nos sentimos mais seguras, mais acolhidas é super importante e direito de todas as gestantes!
      Bjuss

      Excluir
  9. Mah, adorei o post! Informacao é tudo!
    Aqui na Alemanha eles ainda tem o critério de ter um hospital a menos de 20 min de casa para viabilizar um PD. O plano de saúde (obrigatório) paga as obstetrizes, mas nao a taxa de disponibilidade. O que se aconselha é a mulher negociar com o plano de saúde um bônus para PD já que nao vai haver despesas de internacao e etc.
    Pré-natal e pós-natal (visitas a domicílio) com obstetriz o plano paga.
    Enfim mulherada, acho que tá na hora de se mexer, ir atrás do pano de saúde (ou advogado) para reembolso de pelo menos uma parte das despesas de PD.
    Essa semana visitamos uma maternidade por aqui. Gostei tanto que decidi parir lá, mas tava flertando forte com um PD (quem sabe no segundinho, no apê novo). Nao tinha nem como nao amar a maternidade, eles fazem tudo como que eu já acreditava ser o melhor (parto humanizado e estímulo ao parto natural) e ainda muito mais (como cesariana humanizada - nao é minha escolha, mas se precisar pelo menos vai ser da melhor forma). O lugar é pequeno (3 salas PPP muito aconchegantes com tudo - os equipamentos ficam escondidos - e duas salas reserva), tem 2 banheiras, a equipe é fofa (várias pessoas já tinham me dito) e fica a 5 min de casa (dá pra esperar bastante em casa).
    Bjs,
    Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa, que legal que vc encontrou a maternidade dos sonhos, do jeitinho que você queria =), fiquei muito feliz por vc!
      Tenho certeza que seu parto será lindo!
      Bjuss

      Excluir
    2. Amanha será meu primeiro encontro com a possível doula. Tomara que a gente se entenda (inclusive financeiramente), senao vou ter que ficar sem doula, pois nao existe outra na minha regiao.
      Ai Má, mais vontade ainda de pré-natal humanizado. Minha médica vai mudar de cidade e esse vai ser meu empurrao para contatar uma obstetriz (que tb irá me acompanhar no pós-parto domiciliar). Para médico (eventualidades e US) vou ficar com a colega da minha atual ou ambulatório/plantao da maternidade.
      Agora sabendo a maternidade fica mais fácil escolher a obstetriz, já vi que duas de lá que atendem o meu bairro. Quero uma da maternidade pra poder tirar todas as dúvidas específicas e tb porque dando sorte com os plantoes consigo que minha obstetriz esteja presente no parto (senao é com a plantonista, mas uma conhecida já teve dois filhos lá me tranquilizou e disse que a equipe inteirinha é bacana e que vou ser muito bem atendida).
      Ah, todos os médicos, obstetrizes e enfermeiros da maternidade tem cursos de amamentacao e dá pra ligar 24h por dia pra tirar dúvidas sobre amamentacao ou simplesmente aparecer por lá. Pra mim, que tenho mais medinho de rachadura no peito que de parto natural isso soou como música nos meus ouvidos.
      Você tb terá um lindo parto Má!
      Bjs,
      Elisa

      Excluir
    3. Elisa, torcendo muito para você se entender com a doula!
      Nossa adorei essa assessoria de amamentação 24h =)!
      Bjuss

      Excluir
  10. Adorei o post Bem informativo um bjinho bom fds !

    ResponderExcluir
  11. Adoooro esses posts informativos! Achei muita informação boa também nos links que vc recomendou! E viva a era da informação! Vai ser tudo lindo, Má!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty que bom que gostou =)
      Como estão as coisas por aí com relação ao parto?
      Tenho certeza que seu parto também será muito lindo!
      Bjuss

      Excluir
  12. Esses dias uma amiga daqui de Bauru publicou no blog dela um video sobre um parto domiciliar e na hora lembrei de vc. Dá uma olhadinha Má http://www.vidadegestanteemae.com.br/parto-domiciliar-video/.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz, esse vídeo é mesmo lindo é do blog potencial gestante, que é muito bom tbm!
      Bjuss

      Excluir