Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Torta de limão



Eu amo cozinhar e o Anthony adora me acompanhar nas aventuras gastronômicas, e ele participa mesmo, coloca literalmente a mão na massa. Além de ser um momento mãe e filho é um momento super lúdico =)
Torta de limão é uma delícia, no verão então, bem geladinha, é só alegria.
Uso duas receitas para a massa, e as duas são uma delicia:

Massa 1:
-2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
-4 colheres (sopa) de manteiga;
-meia lata de Creme de Leite (com o creme de leite de caixinha a massa fica mais úmida, não tão crocante);
-1 colher (chá) de fermento em pó;
 Modo de Preparo: Misturar todos os ingredientes, e amassar com as mãos, a massa tem que estar soltando da mão, depois deixe descansar por 30 minutos na geladeira enrolado no plástico filme ou em um tupperware.
Fazer vários furinhos na massa com um garfo.Assar em forno pré-aquecido à 200° até a massa ficar levemente dourada, levemente, com alguns pontos dourados, porque essa massa queima muito fácil.
ATENÇÃO! A temperatura pode variar muito conforme o forno utilizado, então aqui vale muito o olhômetro, olhou tá levemente dourada, desligue o forno e retire a massa do forno. 

Massa 2:
- 1 pacote de bolacha sem recheio (eu uso sempre a de leite maltado da Piraquê),aqui dá para variar bastante a base, com bolacha de chocolate, de coco, etc, e se você só tiver bolacha recheada, tire o recheio e seja feliz...rsrs
- 2 colheres de manteiga
Modo de Preparo: Triturar a bolacha e misturar com a manteiga, vai virar uma farofa úmida. Em muitos lugares as pessoas não levam essa massa ao forno, vai direto para a geladeira, por 1 hora mais ou menos e então coloca-se o recheio, eu acho que deixando ela uns 10 minutinhos ou menos no forno (vai depender do seu forno) ela fica muito mais saborosa.

Recheio:
- Suco puro de 2 limões 
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha/lata de creme de leite
Modo de Preparo: Misturar tudo delicadamente e espalhar em cima da base da torta.

Merengue:
Quando estou inspirada (leia-se com bastante tempo) eu cubro a torta com o merengue, mas fica muito boa sem ele também, dá para substituir por suspiro esfarelado também.
-3 claras
- 1/2 xícara de açúcar
Modo de Preparo (retirado do site da Nestlé): Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar. Retire do fogo e em uma batedeira, bata por cerca de 5 minutos ou até dobrar de volume. Desligue a batedeira, retire a torta da geladeira e cubra-a com o merengue. Retorne a torta ao forno por cerca de 10 minutos, para dourar. Sirva gelada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário